Logotipo ou Logomarca?


Na área de Design Gráfico, um dos erros mais comuns é o emprego de termos Logomarca ou Logotipo de forma errada. Hoje vamos ver o que cada um destes termos significa e qual sua correta aplicação. 

1.       O logotipo

De uma forma bem resumida e simples, podemos dizer que o logotipo é o nome da MARCA escrito dentro de um 

 conceito pré definido. Como exemplo, veja o logotipo da Adidas: 

 

Observe que a imagem é uma representação gráfica do nome da marca, seguindo um conceito gráfico que foi 

 pensado e estabelecido antes de começar a construção do logo. 

 

2.       Marca

A marca é o nome. No exemplo acima, a marca é Adidas.Não há muito a ser falado aqui, pois a marca é representada pelo logotipo e pelo símbolo, e sempre ela é vinculada através do logotipo (ou seja, em vez de escrever o nome é inserido o logotipo, que além de citar o nome da marca esta dentro do conceito seguido pelo simbolo). 

 

3       Símbolo

O símbolo é uma imagem criada junto ao logotipo que obedece ao mesmo conceito do resto do trabalho, ou seja, tem características bem semelhantes a do logotipo. Seguindo nosso exemplo, a imagem da Adidas é esta: 

 

Percebe-se claramente que o símbolo e a marca obedecem a um mesmo conceito, ou seja, tem características iguais. Note como ambos tem cantos sólidos e falta de curvas. 

4       Identidade visual

A identidade visual é uma das coisas mais importantes de uma empresa, ela é o conjunto de imagens e elementos que representam determinada empresa. No caso da Adidas temos:

A identidade visual é um conjunto de elementos que representam a mesma marca, e mais do que isso, eles representam os objetivos desta marca, os princípios que ela segue. 

 

Os elementos da identidade visual devem SEMPRE seguir a um mesmo conceito, ou seja, não se pode criar um simbolo com bordas sólidas e que represente estabilidade e segurança, e um logotipo em Comic Sans MS. 

    

5      E a logomarca?

Logomarca é um termo usado para designer o conjunto logotipo + simbolo, mas que não deve mais ser usado. No entanto, é muito comum vermos pessoas que ainda falam logomarca, inclusive profissionais da área. De fato, é possível entender perfeitamente o que a pessoa quer dizer quando falar logomarca, mas esse termo não é mais usado, então, apague essa palavra do seu vocabulário.

 

Fonte:miracriativa

Deixe um comentário

Termos de uso

Queremos que todos usem livremente o conteúdo do Designsal. Por isso, todo o conteúdo aqui divulgado pode ser copiado, desde que: A autoria seja creditada como “Designsal” Haja um link clicável apontando para o original Não seja feito “hotlink” (linkar diretamente a imagem de nosso servidor) O material seja disponibilizado gratuitamente, sem fins comerciais ou sem obtenção de nenhum lucro. (Por falar nisso, me inspirei no Design Blog para escrever estes termos.) Obrigado! ...
PageRank