Na área de Design Gráfico, um dos erros mais comuns é o emprego de termos Logomarca ou Logotipo de forma errada. Hoje vamos ver o que cada um destes termos significa e qual sua correta aplicação.
1. O logotipo
De uma forma bem resumida e simples, podemos dizer que o logotipo é o nome da MARCA escrito dentro de um
conceito pré definido. Como exemplo, veja o logotipo da Adidas:
Observe que a imagem é uma representação gráfica do nome da marca, seguindo um conceito gráfico que foi
pensado e estabelecido antes de começar a construção do logo.
2. Marca
A marca é o nome. No exemplo acima, a marca é Adidas.Não há muito a ser falado aqui, pois a marca é representada pelo logotipo e pelo símbolo, e sempre ela é vinculada através do logotipo (ou seja, em vez de escrever o nome é inserido o logotipo, que além de citar o nome da marca esta dentro do conceito seguido pelo simbolo).
3 Símbolo
O símbolo é uma imagem criada junto ao logotipo que obedece ao mesmo conceito do resto do trabalho, ou seja, tem características bem semelhantes a do logotipo. Seguindo nosso exemplo, a imagem da Adidas é esta:
Percebe-se claramente que o símbolo e a marca obedecem a um mesmo conceito, ou seja, tem características iguais. Note como ambos tem cantos sólidos e falta de curvas.
4 Identidade visual
A identidade visual é uma das coisas mais importantes de uma empresa, ela é o conjunto de imagens e elementos que representam determinada empresa. No caso da Adidas temos:
A identidade visual é um conjunto de elementos que representam a mesma marca, e mais do que isso, eles representam os objetivos desta marca, os princípios que ela segue.
Os elementos da identidade visual devem SEMPRE seguir a um mesmo conceito, ou seja, não se pode criar um simbolo com bordas sólidas e que represente estabilidade e segurança, e um logotipo em Comic Sans MS.
5 E a logomarca?
Logomarca é um termo usado para designer o conjunto logotipo + simbolo, mas que não deve mais ser usado. No entanto, é muito comum vermos pessoas que ainda falam logomarca, inclusive profissionais da área. De fato, é possível entender perfeitamente o que a pessoa quer dizer quando falar logomarca, mas esse termo não é mais usado, então, apague essa palavra do seu vocabulário.
Fonte:miracriativa