Cuide da sua reputação digital


O consumidor brasileiro é um forte simpatizante das redes sociais. Há uma série de pesquisas que afirmam ser o brasileiro o povo mais presente em ambientes como Orkut, Twitter e Facebook. Neste ambiente, porém, devemos estar sempre atentos. Segundo análises recentes sobre o tema, a navegação em redes sociais é a terceira atividade que mais ocupa tempo dos usuários na América Latina, atrás apenas de visitação a portais e o uso de comunicadores instantâneos.

Ainda conforme estudos, boa parte dos executivos de empresas acredita que seus perfis nas redes sociais não devem ser do interesse de seus chefes. Por outro lado, não podemos ignorar o fato de que as redes sociais podem ter um efeito mais devastador do que qualquer outro tipo de exposição, imprensa ou publicidade.

Diante deste cenário surge uma pergunta: é possível separar imagem pessoal da imagem profissional nas redes sociais? Sinto dizer-lhes que não! É neste momento que executivos de alto escalão podem cair no erro de se expor de maneira indevida na internet. O que dizer de um dirigente que expõe no Orkut fotos de sua viagem romântica e “secreta” com uma colega de trabalho? E de outra gestora que ‘“twitta” em seu perfil o link de uma revista feminina sobre “10 passos para enlouquecer seu homem na cama”? Um tanto quanto inapropriado, certo?

Diversos colegas especialistas são unanimes ao afirmar que é muito comum que os profissionais se sintam mais à vontade para se expressar nas redes do que no próprio ambiente de trabalho. Sem “disfarces”, eles expõem seus melhores ou piores momentos e opinam sobre assuntos variados sem medo.

Durante os treinamentos de coaching, palestras e cursos que ministro, fui interpelado diversas vezes por meus alunos sobre qual a conduta ideal a ser seguida no ambiente digital. Sempre respondo: sejam profissionais, all the time! No mundo virtual, não há, mesmo, espaço para a manutenção de um perfil pessoal divergente do perfil do profissional que se deseja ser. Atitudes como as listadas acima podem arranhar, não somente a imagem da empresa onde o executivo trabalha, como e, principalmente, sua figura no mercado onde atua.

Muitas portas podem ser fechadas a partir de um “mal entendido” na web. A simples decisão de postar um vídeo, foto, experiências e observações pessoais podem criar consequencias éticas enormes para o usuário, como indivíduo e como colaborador. Sendo assim, não é por acaso que as redes tornaram-se um grande aliado das empresas ao contratar ou simplesmente para conhecer melhor os hábitos de seus funcionários.

Aqui mora o perigo. Se levarmos em consideração o certo conservadorismo do mundo corporativo, torna-se imprescindível tomar bastante cuidado ao disponibilizar informações pessoais ou profissionais nas redes sociais. O uso inadequado de tais mídias pode manchar para sempre sua imagem profissional e colocar em risco o plano de carreira de uma vida!

autor: Lucas Copelli
fonte: http://www.mundodomarketing.com.br/

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