Aumentando a produtividade frente às Mídias Sociais


Não há como escapar. As mídias sociais existem e estão sendo utilizadas não apenas para a comunicação entre amigos, mas também para passar informações, anunciar, se comunicar em grau máximo.

Pessoas que trabalham com mídias sociais estão expostas a uma verdadeira enxurrada de informações. São scraps, tweets, atualizações no Facebook, e-mails, blogs, conversas online etc. Em meio a tudo isso, a produtividade muitas vezes pode ser afetada, afinal de contas, a Internet é um mundo onde é praticamente impossível evitar distrações.

“A questão é que se não houver uma boa gestão de tempo e uma organização de prioridades, o risco de defasagem do potencial de cada um entra em uma tendência crescente. No caso daqueles que possuem grandes idéias e metas arrojadas, o problema pode ser maior, uma vez que, se usarmos o nosso dia apenas reagindo à entrada de informação, deixamos de ser proativos e teremos problemas nos resultados de nossos projetos”, diz Danilo Moraes, especialista em TI.

Danilo dá quatro sugestões para não se deixar vencer pelo que ele denomina “ataque da informação”.

1. Determine um período de absorção

“Quando a porta para a sobrecarga de informação é aberta, uma pessoa despreparada teria de usar todo o dia só para reagir ao fluxo. Aconselho determinar um período de umas três horas para ler notícias, mais um período de, no máximo, 90 minutos para ler e responder e-mails e a partir daí, absorva a informação e crie”.

2. Organize-se por meio de duas listas

“Quando se trata de organizar as tarefas do dia e gerenciar em quais haverá mais ou menos gasto de energia, é de essencial importância criar duas listas: uma para as urgências e outra para as atividades de longo prazo. A partir de então, a pessoa pode determinar períodos específicos para tratar de cada uma das atividades, sendo que a lista de objetivos de longo prazo não pode competir com a de urgências”.

3. Não tente resolver tudo sozinho

“Mesmo quando se delega responsabilidades a alguém, há pessoas que se preocupam com itens referentes a esta responsabilidade. Quando as pessoas se preocupam demais com um projeto, significa que elas preferem fazer tudo sozinhas. Para algumas pessoas, é realmente muito difícil delegar funções a terceiros, uma vez que há sempre o receio de que o resultado final não saia como o esperado. No entanto, é preciso desafiar-se com relação a esta questão, ou então, o seu potencial produtivo pode ir embora do mesmo modo que as horas se vão”.

4. Reduza o seu nível de insegurança

“Em tempos de Twitter e Google Analytics, muitos gastam tempo obcecados por estatísticas e dados em tempo real pelo simples fato de estes estarem ao alcance das mãos. Independente de se tratar da verificação do tráfego do seu site ou de checar a conta bancária, tais ações repetitivas não ajudam a fazer as idéias acontecerem, uma vez que só servem para nos deixar mais seguros. Filtre essas ações repetitivas se discipline. Utilize uns 30 minutos por dia para realizar todo este trabalho”.
Danilo conclui afirmando que “é preciso disciplina e uma dose de confiança para manter uma boa linha de produtividade. É fácil sentar frente ao computador e reagir a todo fluxo trabalho reacionário. Desta forma nunca irá faltar trabalho, no entanto, as idéias criativas irão sofrer um grande prejuízo”.

autora: Rita Palladino
fonte: http://www.vocecommaistempo.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Termos de uso

Queremos que todos usem livremente o conteúdo do Designsal. Por isso, todo o conteúdo aqui divulgado pode ser copiado, desde que: A autoria seja creditada como “Designsal” Haja um link clicável apontando para o original Não seja feito “hotlink” (linkar diretamente a imagem de nosso servidor) O material seja disponibilizado gratuitamente, sem fins comerciais ou sem obtenção de nenhum lucro. (Por falar nisso, me inspirei no Design Blog para escrever estes termos.) Obrigado! ...
PageRank
%d bloggers like this: