Twitter institucional


O Twitter, embora ainda não tenha o mesmo numero de usuários que serviços como Facebook e Orkut, já é uma rede que abrange milhares de usuários. Toda empresa deve conhecer e usar esta ferramenta, hoje vamos ver o que fazer e o que não fazer com um Twitter institucional.

Saber usar de forma correta o Twitter institucional pode criar um elo consistente entre você e seu cliente (ou leitor, caso o Twitter seja de um site, por exemplo), mas se usado de forma errada, o Twitter institucional pode acabar sendo nada mais do que spam.

1. Você não esta sozinho na rede 

Um dos erros mais comuns que eu vejo em twitters institucionais é o excesso de links que direcionam apenas para o site da própria pessoa/empresa. É muito importante colocar links no seu twitter, mas nunca apenas para um site.

Antes de tudo, defina seu nicho, ou seja, defina do seu seu twitter fala (design, moda, economia, etc) e siga pessoas que também tem sites sobre esse assunto. Quando eles indicarem algum link, veja o que é, se gostar, re-tweet. Também assine o feed de sites que falam sobre sua área, e sempre que eles publicarem algo interessante, coloque o link no seu twitter, isso ajuda a estabelecer parcerias e evita que seu twitter vire uma “central de spams”.

2. Fale com seus seguidores 

Não faça do twitter um outdoor de links, twitter experiencias da empresa/site, fale de dificuldades, soluções, peça ajuda dos seus seguidores para achar uma solução, pergunte o que eles acham de uma novidade, afinal, estabeleça uma relação de amizade e confiança com eles. É importante que o twitter seja um canal sempre atualizado, um lugar onde seja possível ser o primeiro a saber o que esta acontecendo na empresa, isso é uma motivação para que as pessoas sigam voce, e mais do que isso, conheçam voce e seu produto (produto aqui é no sentido de site e/ou empresa, ou seja, aquilo que esta sendo divulgado).

Um exemplo, o twitter aqui do Mira Criativa; todos os artigos publicados aqui no blog são divulgados lá, mas eu também divulgo posts de outros sites que me agradam e que são ligados ao design. Além disso eu sempre tento dialogar com os meus seguidores, e quando possível, peço uma ajudinha pra eles. =]

3. Atenção no design 

Esse item não podia faltar. É indispensável que o fundo do twitter seja personalizado e que contenha o endereço eletrônico da empresa/site, além do logotipo, claro. É importante que toda a paleta de cores utilizada no perfil seja compatível com a identidade visual usada no site/empresa, ou seja, se o logo que você colocou no fundo é verde, as cores predominantes no perfil devem ser verdes. Lembrando sempre que os links deves estar em uma cor que os identifique com facilidade.

4. Não siga todo mundo 

Muitas empresas seguem todos aqueles que conseguem , numa tentativa de que assim o numero de acessos ao seu site aumente, infelizmente isso dificilmente vai dar certo. Siga apenas pessoas que se interessam pelos assuntos que você vai falar, de nada vai adiantar seguir 10 mil usuários, se nem um deles da a minima importância para os seus conhecimentos avançados em CSS e os links incríveis que você vai disponibilizar. Além do que, seguir uma pessoa não significa que ela também vai seguir você.

Mas então, como conseguir seguidores?

Antes de tudo, forneça conteúdo. Quando mais atualizado seu twitter for, mais os usuários vão querer segui-lo. Depois, não esqueça de fazer com que as pessoas saibam que seus site tem Twitter, anuncie isso, peça seguidores. E não esqueça, o Twitter deve ter conteúdo original, algo único para seus seguidores, isso instiga as pessoas a seguirem você. 

Saber usar de forma correta o Twitter institucional pode criar um elo consistente entre você e seu cliente (ou leitor, caso o Twitter seja de um site, por exemplo), mas se usado de forma errada, o Twitter institucional pode acabar sendo nada mais do que spam.

 

Fonte:miracriativa

1 Comentário (+add yours?)

  1. Elias Vitor de Souza
    Jan 31, 2013 @ 07:29:37

    o texto está muito bacana, mas está repetido duas vezes… sugiro verificar isso.

    Responder

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