Plano de Marketing


A equipe da Top Brands (www.topbrands.com.br), liderada por Marcos Machado, desenvolveu esse modelo básico de Plano de Marketing.

 

Uma das ferramentas mais importantes no processo de gestão de marketing é o desenvolvimento de um Plano de Marketing. Inúmeras empresas, de diversos tamanhos e setores, ficam literalmente perdidas por não possuírem um guia que oriente sua atuação no mercado.

 

Existem vários modelos de plano de marketing e é impossível dizer que um único formato possa atender as necessidades de todo tipo de empresa. Peculiaridades do mercado de atuação e da própria organização devem ser consideradas na escolha ou construção do modelo de planejamento de cada empresa. O mais importante, no entanto, é que empresa adote um modelo que seja adequado às suas necessidades e crie a cultura do planejamento e ações baseadas no mesmo.

O modelo de Plano de Marketing apresentado a seguir, preparado pela Top Brands, consultoria de marketing especializada em gestão de marcas, compreende os principais tópicos que um bom Plano de Marketing deve abranger:

  1. 1.   Missão da Organização

Deve traduzir a razão de ser da empresa sob o ponto de vista do mercado e não dos acionistas/proprietários. A empresa existe para atender/resolver que tipo de necessidade do mercado? A sobrevivência e a perpetuação da empresa dependem da relevância de sua missão e de sua capacidade de executá-la. Uma vez definida tem que ser compreendida por todos os membros da organização.

 

  1. 2.    Análise de Mercado

Quais as principais tendências dos consumidores/clientes no seu mercado? Que hábitos estão mudando? O que está mudando na maneira como seus clientes buscam soluções para suas necessidades? Quais fatores externos, econômicos, políticos e demográficos podem afetar seu mercado no próximo ano? Quais seus principais concorrentes, seus pontos fortes e fracos?

  1. 3.   Histórico do Desempenho da Empresa

Faça uma análise do desempenho de sua empresa nos últimos anos. O ideal é trabalhar tanto com dados de desempenho no mercado, como, por exemplo, participação de mercado, mas também com indicadores de desempenho internos como evolução das vendas, margens, lucro líquido, etc.

  1. Objetivos de Mercado

Com base na análise do item anterior, quais os objetivos e metas para o próximo ano? Que volume de vendas, participação de mercado e lucratividade se espera atingir? Há objetivos de lançamento, mudança de imagem, reposicionamento? Os objetivos devem contemplar tantos aspectos internos como externos à organização. Os objetivos devem ser relevantes para o desempenho da organização, mensuráveis e ao mesmo tempo desafiadores e atingíveis.

  1. 5.    Estratégia de Marketing

Quais as principais estratégias que a organização vai seguir para atingir seus objetivos de mercado? Defina como vai segmentar o mercado. Posteriormente defina seu posicionamento de mercado, ou seja, como pretende conquistar os clientes definidos como alvo. Sua empresa adotará uma estratégia de liderança de mercado, seguidora ou ocupante de nicho? Seu posicionamento estará baseado em preço ou valor? É importante definir com clareza sua estratégia de marketing.

  1. 6.    Composto de Marketing

A partir de um processo de segmentação e posicionamento bem elaborado é possível definir as principais ações para o Composto de Marketing: produto, preço, distribuição e comunicação. Quais as principais características que o produto/serviço oferecido ao mercado deverá contemplar? A que preço e condições será comercializado? Será distribuído/vendido de que forma e em quais canais? Como será feita a comunicação com o mercado, utilizando que meios e com que mensagem?

  1. 7.   Controle e Acompanhamento

Uma empresa que de fato pretende adquirir a cultura da ação baseada no planejamento tem que ter algum sistema de acompanhamento. Relatórios de desempenho interno ou pesquisas de mercado, alinhados com os objetivos e metas são muito importantes. Duas ou três revisões anuais do plano também são recomendáveis. Mas não exagere! A energia dispensada ao controle não pode ser maior do que aquela utilizada na implementação.

 

8. Anexos

Relatórios, dados, pesquisas que ajudam a esclarecer e dar sustentação às  recomendações feitas anteriormente.

Fonte:topbrands.com

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Termos de uso

Queremos que todos usem livremente o conteúdo do Designsal. Por isso, todo o conteúdo aqui divulgado pode ser copiado, desde que: A autoria seja creditada como “Designsal” Haja um link clicável apontando para o original Não seja feito “hotlink” (linkar diretamente a imagem de nosso servidor) O material seja disponibilizado gratuitamente, sem fins comerciais ou sem obtenção de nenhum lucro. (Por falar nisso, me inspirei no Design Blog para escrever estes termos.) Obrigado! ...
PageRank
%d bloggers like this: